“Passado o momento tão difícil que os gaúchos viveram em maio deste ano, entendemos que é hora de nos adaptarmos e olhar para o futuro. Nosso Estado tem força, e as mais de 2.400 indústrias moveleiras também” disse o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) na abertura do 32º congresso da entidade. Realizado em Bento Gonçalves (RS) na terça-feira, 22 de outubro, o evento reuniu empresários, diretores, gestores, lideranças e profissionais da imprensa para um circuito de palestras com especialistas em diferentes áreas do mundo dos negócios.
O economista chefe da Fiergs, Giovani Baggio, e a economista da Fecomério-RS, Giovana Menegotto, deram o start na programação com um resumo da economia global, brasileira e gaúcha. “Na última pesquisa de sondagem industrial que divulgamos, vimos que os empresários estão otimistas e com intenção de investimentos elevada. Acreditam que a economia vai conseguir reagir nos próximos meses, e o setor moveleiro se insere nesse contexto”, comentou Baggio. Um dos destaques na fala de Giovana foi a importância de se olhar para a gestão. “A situação financeira se aproxima de neutro. Houve ajuste nas expectativas, mas continuam positivas inclusive para investimento e exportação. Esse é o momento de olhar para a gestão. A competitividade vai depender muito do que os empresários vão fazer dentro dos seus negócios”, frisou.
Diretor de Marketplace do Mercado Livre, Diego Araújo Santos trouxe insights de uma das plataformas mais utilizadas do país para compras on-line. “O segmento de móveis é bastante conectado com as tendências e as compras nessa categoria costumam ter um processo mais demorado. De modo geral, oito em cada 10 buscas são feitas de forma genérica, com palavras como ‘sofá’, ‘sapateira’ e ‘mesa’, ou seja, o cliente não busca por marca. Não adianta simplesmente vender na plataforma, mas sim gerar conexões para agregar valor”, explicou.
Outro momento inspirador foi o case da marca de moda masculina Aramis, que nos últimos anos passou por reestruturação societária e reposicionamento. A ousadia para inovar foi liderada por Richard Stad, hoje CEO da companhia. “A cultura de qualquer organização é testada nos momentos desafiadores. Se você tem clareza da sua essência, todo o resto tem que conseguir se adaptar”, destacou em sua fala. “Cultura é menos do que eu falo e do que está escrito na parede e mais pela relação das pessoas no dia a dia”, disse Stad.
O encerramento da programação ficou com o carismático Dado Schneider – professor, especialista em marketing e especialista em cooperação intergeracional. Em um bate-papo interativo, ele abordou tópicos relacionados às diferenças entre gerações. “Choque de gerações, futuro do trabalho. Não estamos preparados para isso. Os mais velhos vêm de uma relação vertical e os mais novos estão em um momento horizontal. Uns devem aprender com os outros. Faz sentido os mais velhos, que têm mais experiência, darem o primeiro passo para o diálogo, mas com uma comunicação acolhedora”, resumiu.
O 32º Congresso Movergs contou com patrocínio de Sicredi e Totvs – além do apoio de Sindmóveis, CIC-BG, Sebrae, Senai, Fiergs, Fecomércio, Sesc, Senac, Affemaq, CDL-BG, Sindilojas, Bento e Região Convention e Visitors Bureau.
Foto: Cesar Silvestro
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