No trajeto conhecido como um “museu a céu aberto”, os Caminhos de Pedra, aconteceu na quarta-feira, 20 de junho de 2024, a primeira de uma série de capacitações voltadas aos empreendedores, fruto da retomada de uma parceria entre o SEBRAE e a Associação Caminhos de Pedra.
O encontro ocorreu no Ristorante Del Pomodoro e contou com a palestra “Mídias Digitais”, apresentada por Marcus Tonin, conhecido como “Marketeiro Confesso”, que é mentor e professor de marketing e já atendeu mais de 2 mil empresários.
Sheila da Rosa, gestora do turismo na Serra Gaúcha e representante do SEBRAE, apresentou a proposta de trabalho aos presentes e explicou que esta iniciativa faz parte de uma programação mais ampla, que até o final de 2024, incluirá capacitações em educação financeira, gestão e sucesso empresarial, qualidade no atendimento, pós-venda, formação de custos de produtos e serviços, além de tendências de mercado.
Esta parceria entre o SEBRAE e Caminhos de Pedra, retomada com vigor, vem de longa data. Após o levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, em 1987, os idealizadores constataram que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, consequentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono que vinham enfrentando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.
Esse acervo material, parcialmente abandonado e esquecido, exigia uma ação rápida para não ter o mesmo destino de tantas outras casas de pedra, madeira e alvenaria que acabaram ruindo ou sendo demolidas. Com recursos do Hotel Dall’Onder, as primeiras quatro casas foram restauradas e passaram a receber visitação e outras tiveram obras emergenciais. O primeiro grupo de turistas, proveniente de São Paulo, através da Operadora CVC, foi recebido na Casa Merlo, Casa Bertarello, Ferraria Ferri e Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.
O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do SEBRAE, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, congregando empreendedores e simpatizantes. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc.
Estas ações, lideradas pelo SEBRAE, marcam o objetivo final da entidade, que tem como negócio fazer os empreendedores irem cada vez mais longe. Para isso, disseminam a cultura empreendedora, estimulam a competitividade, a sustentabilidade das empresas e ajudam a criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Atualmente, a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 70 associados, mais de 30 pontos de visitação e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de mais de 300 mil visitantes. Mais informações sobre o SEBRAE, podem ser consultados no site oficial: https://sebrae.com.br/. Para outras informações sobre a Associação Caminhos de Pedra, acessar o site www.caminhosdepedra.org.br.
Foto: SENE Comunica
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!