Trabalho, eis um tema importante e vital para as pessoas e a sociedade.
Podemos imaginar que a ação do ser humano sobre a natureza e as coisas, em função de necessidades, desencadeou a ideia de trabalho e produção, que hoje se apresenta muito transformada e elaborada, desde a descoberta do fogo, da roda, manufatura de ferramentas primitivas, implementação da agricultura, até a Revolução Industrial, por exemplo, com os sistemas de produção e consumo, o avanço da tecnologia, a criação da Inteligência Artificial, além das questões políticas.
Trabalhar e produzir permite ao ser humano ter noção sobre sua capacidade de interferir e transformar o meio em prol de seu conforto e evolução. Permite que sejam desenvolvidas técnicas variadas para diferentes fins e demonstra que o pensamento e o desejo podem ser fortes motores de criação e realização, tanto pessoais quanto sociais. A noção da produção, através do trabalho, permite planejamento e progresso, organização pessoal e familiar, empresarial e social.
A implementação de um projeto particular ou a contribuição com um projeto coletivo trazem às pessoas as noções de inclusão e participação social, como sujeitos de direitos, com a dignidade que a participação e o reconhecimento do valor do trabalho permitem.
Os processos de trabalho e produção, seja em empresas, comércio, serviços, agricultura ou arte, por exemplo, sempre levam a descobertas e aprendizado, tanto em relação a técnicas, convívio e relacionamento, quanto a autoconhecimento. O trabalho é uma força que impulsiona o ser humano, desenvolve seu potencial, promove progresso e deixa legados importantes.
Na atual estrutura socioeconômica em que vivemos, trabalho significa, primeiramente, sobrevivência, alimento na mesa, condições adequadas de desenvolvimento infantil, segurança, dignidade, autoestima. É condição básica para a vida. O desemprego ou a impossibilidade de produzir o próprio sustento e o da família levam a uma condição de degradação moral, pessoal e social.
Politicamente, a implementação de políticas públicas que permitam o acesso digno ao trabalho, são também instrumentos de estabilidade social, saúde mental e progresso.
Enquanto desenvolve o tema trabalho, embora possa não parecer, esta explanação apresenta aspectos fundamentais para a saúde humana, saúde emocional e mental (além da física, é claro). Sem o exercício de um trabalho remunerado, sem conseguir obter retorno financeiro a partir da produção individual ou coletiva, não há condições adequadas de sustento e sobrevivência. Não há desenvolvimento pessoal com a criação ou produção, não há geração de conhecimento e/ou ampliação da criatividade. A dignidade humana é fortemente afetada com a exclusão social, sem condições sequer de pensar sobre realização pessoal e profissional, pois a preocupação central consiste na sobrevivência.
Não é apenas o indivíduo que perde com políticas econômicas que não garantam o trabalho/emprego, mas toda uma sociedade, que fica limitada em seu desenvolvimento humano e social, adoecida em seu potencial de evolução. Nesta perspectiva, temos uma equação que associa o trabalho à saúde mental (individual e coletiva). Evidentemente, trabalho com respeito a direitos e dignidade.
Podemos compreender estas questões a partir da Hierarquia das Necessidades Humanas, proposta pelo psicólogo Abraham Maslow, teoria que auxilia a pensar sobre a motivação humana. Ela define cinco categorias de necessidades humanas: 1.fisiológicas, 2.segurança, 3.afeto, 4.estima e 5.auto realização. Esta teoria é representada por uma pirâmide, onde na base se encontram as necessidades mais básicas, diretamente relacionadas com a sobrevivência. Enquanto as necessidades básicas não forem supridas, não há motivação para avançar em direção ao suprimento de outras necessidades humanas, de caráter mais evoluído, afetiva e subjetivamente.
A limitação da evolução humana individual, limita a evolução do contexto social e vice-versa. Percebendo a relação entre trabalho e saúde mental, temos melhores condições de zelar para que seja de equilíbrio e avanços, sempre em prol do ser humano e do desenvolvimento de seu potencial, a serviço do social e da saúde de ambos.
Por BPW Conexão Psi
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!