O mercado de trabalho em Bento Gonçalves alcançou, em outubro, a terceira melhor performance do ano. De acordo com o novo boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o município gerou 227 empregos.
A marca não apenas pôs fim a um comportamento de baixa após um agosto no vermelho (-60) e um setembro de pequena alta (19), como também ajudou a cidade a obter, no acumulado do ano, o 10º melhor desempenho entre todos municípios gaúchos. “Ultrapassamos os 1,2 mil postos de trabalho no período, mas ainda é um resultado 24,8% inferior ao mesmo período de 2022”, constata o autor do boletim, Fabiano Larentis.
Serviços foi o grande impulsionador na contratação de mão de obra. O setor foi responsável por quase 63% das carteiras assinadas em outubro, com 143 postos de trabalho. A atividade que mais contribuiu foi a de transporte terrestre (77). Indústria apareceu em segundo lugar, gerando 57 empregos, principalmente através das atividades moveleira (28) e de coleta e tratamento de resíduos (27). Construção, comércio e agropecuária também fecharam no azul, contratando 15, nove e três funcionários, respectivamente.
O boletim também mostra que o volume acumulado de MEIs fechou em 12.489 no mês de outubro. A soma total de MEIs com a empregos formais chega a 61.861 registros. “A participação dos MEIs fica em 20,2%. Ou seja, a cada quatro empregos formais no município, temos um MEI”, observa.
Para ter acesso a todo o boletim, com a análise de outros dados e também números do Estado e do país, no pdf anexo.
Foto: Rodrigo Parisotto
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!