Mais de passaram cinco mil pessoas, segundo estimativas da Brigada Militar, passaram pela Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, na Zona Norte de Bento Gonçalves, durante o sábado passado (21/10), quando foi realizada a primeira edição do Noite Ilustrada das 16h às 22h. O evento ofereceu à comunidade atividades gratuitas de cultura e lazer.
A iniciativa foi realizada pelo Projeto Gesta – Cultura em Crescimento, que proporcionou oficinas formativas para diversos produtores culturais, incluindo a realização deste evento como resultado final de suas formações.
Além do bom público que participou do Noite Ilustrada entre o final da tarde e a noite, os organizadores também contabilizaram a participação de 15 artistas da cidade e sete grupos culturais, que reuniram 80 pessoas; 18 feirantes de economia criativa e dois tatuadores. Também participaram das atividades nove food trucks, que ofereceram diversas opções gastronômicas.
A Orquestra de Bento Gonçalves; o DJ Zonattão; a banda os Bardos da Pangeia, que contou com a participação do guitarrista Evandro Demari; a Escola Abadá Capoeira; o Coletivo de Hip Hop Nest Support; o Coral Haitiano God’s Messengers; e o Grupo Mania D’ Pagode garantiram a animação do público.
As crianças participaram de brincadeiras, arte em balão, pintura facial, contação de histórias, e números de mágica, todos realizados no Espaço Sonhos. Também foram realizadas oficinas de mangá, graffiti e samba, no Espaço Infinitos. Já no Espaço Cosmos, o público teve acesso à dois telescópios para a observação da lua, saturno e júpiter.
“O evento foi um sucesso total, e um reflexo do quanto às comunidades em geral estão abertas para receber tais propostas. A Zona Norte recebeu o Projeto Gesta e o evento Noite Ilustrada de braços abertos, esteve presente para contemplar a programação e nos deu retornos muito positivos. A cultura tem que e deve se fazer presente no cotidiano das pessoas, ocupar espaços em suas mais diversas manifestações, a Noite Ilustrada teve esse direcionamento, proporcionar uma programação e um evento diversificado para todos”, diz Elisa Lentes, uma das coordenadoras do projeto Gesta.
O projeto Gesta – Cultura em Crescimento foi desenvolvido com recursos do Edital Fac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Foto: Jonara Dorigon
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!