Bento Gonçalves iniciou, em 2019, o projeto pioneiro de regulação compartilhada remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Médicos reguladores no município passaram a receber as chamadas de urgência realizadas por intermédio do 192. A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, o trabalho passa ser ampliado com a Regulação Médica 24h, todos os dias da semana, no Município, através do compartilhamento remoto com a Central Estadual do Samu.
O responsável técnico e coordenador médico, Thyago Anzolin Coser, comentou que “isso traz mais qualidade e agilidade para o serviço, porque as equipes vão adiantando essa questão do endereço, e se surgir alguma dúvida em relação à referência, conseguimos triar mais rápido, chegar de forma ágil e manejar o paciente mais rápido através do médico regulador e transportar a vítima para o destino mais adequado. Com isso conseguimos melhorar o tempo resposta e de atendimento”.
Ainda conforme o médico, com esse serviço, o tempo de chegada da equipe médica diminui. “Sabemos que um tempo ideal é de 10 minutos, e esse tempo está sendo cumprido. A nossa média está excelente. É mais agilidade para a população, vidas que estão sendo salvas, e com isso a vítima tem mais chance de sobreviver sem sequelas”.
Para o secretário de Saúde Gilberto Junior “essa é uma ação que qualifica ainda mais o serviço prestado pela equipe. Agilizando o tempo de resposta e auxiliando a salvar mais vidas”.
Também estão em conclusão as obras da nova sede do Samu. O espaço contará com área de estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório, equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento. O valor é de R$ 1.530.090,00.
Foto: Divulgação SAMU
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!