Os espetáculos resultantes do projeto Revisitando a Semana de 22, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2022/Novos Caminhos da Cultura), que acontecem nos dias 19, 26 e 27 de junho e 1º de julho deste ano, em Bento Gonçalves, foram antecedidos por três mediações, no mês de maio. A primeira ocorreu no Instituto Federal, no dia 17. A segunda foi na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, no dia 23. Já a terceira ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Dona Isabel, no dia 31.
Nas mediações, coordenadas pela acadêmica do curso de Letras, Daize Correa Figueredo, docentes parceiros do projeto fazem uma imersão nos legados da Semana de Arte Moderna que reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo, de 13 a 18 de fevereiro de 1922, escritores, músicos e artistas visuais, com o objetivo de valorizar a cultura e a identidade nacional. “A contextualização do evento é fundamental para professores e coordenadores entenderem o contexto do espetáculo, passando essa mensagem prévia aos estudantes. Os docentes, nessas prévias, ampliam seus conhecimentos sobre a importância da proposta multicultural como meio de transmissão de ideias e valores. Com esse suporte teórico, os estudantes vão assistir ao espetáculo com uma visão ampla, preparados para se engajarem em discussões mais profundas sobre o tema abordado no evento”, ressalta Daize.
Ao final das mediações, as escolas recebem exemplares dos livros Modernismos 1922-2022, organizado por Gênese Andrade, com consultoria de Jorge Schwartz e Nossa Casa – Cypher Vico, de Bruna Ferreira.
Espetáculos
Ao todo, serão quatro espetáculos. A primeira apresentação acontece no dia 19 de junho, das 8 às 10 horas, na escola Alfredo Aveline. A segunda, no dia 26 de junho, no IFRS, também das 8 às 10 horas. O terceiro será no dia 1º de julho, no espaço Teia Cultural, a partir das 17 horas. Já a apresentação de encerramento do projeto ocorre no dia 10 de julho, na Escola Dona Isabel, das 19 às 21 horas.
A equipe principal do projeto é formada por Daize Correa Figueredo, pelo escritor Douglas Ceccagno, pela bibliotecária Eunice Pigozzo, pelo músico Rafael Teclas e pelos artistas New Guss, Bernardo Duarte e Pedro Festa, da Nest Support.
Acompanhe o projeto @revistando-asemana-de22.
Foto: Divulgação
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!