Tendo como meta atingir 100% do seu consumo de energia por meio de fontes renováveis até 2030, a Santa Clara dá um importante passo por meio da implantação de 13 usinas de energia solar. O projeto iniciou em 28 de novembro com o investimento de R$ 3.488 milhões. O estudo de viabilidade estima o retorno do valor em cerca de cinco anos. As usinas serão responsáveis pela geração de 1,5 milhão de Kwh/ano para comportar o abastecimento de 18 unidades da Santa Clara. A projeção é de uma economia de R$ 98 mil ao mês.
Até agora, dois sistemas já foram completamente instalados, ambos em Carlos Barbosa: no Supermercado Ponte Seca e no Supermercado Arcoverde. A previsão é que todos fiquem prontos até março. Além dos supermercados, eles ficarão em mercados agropecuários e também na área de suinocultura e almoxarifado. As outras cidades são Ipiranga o Sul, Jacutinga, Estação, Vila Maria, Veranópolis, Fagundes Varela, Paim Filho, David Canabarro, Selbach e São Pedro da Serra.
A Santa Clara já é adepta à energia limpa e renovável. Desde 2010, vem reduzindo mais de 19 milhões de toneladas de CO2. Atualmente, 100% da lenha usada nas caldeiras das fábricas é extraída de reflorestamento, e em 2021 a Cooperativa enviou 715 toneladas de resíduos sólidos recicláveis para reprocessamento.
Foto: Priscila Boeira
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!