Local possui materiais que apoiam no tratamento ou na mobilidade de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência ou acidente
Em 2022, o Banco Ortopédico auxiliou em torno de 600 pessoas. No local, são disponibilizadas cadeira de rodas adulto e infantil, cadeira de banho e andador. Na parte de órteses são muletas, bengalas, botas ortopédicas, tala, tipóia, sandália Baruk, comadre, colar cervical, colete torácico e tornozeleira.
Entregue para a comunidade em 2021, o Banco de Materiais Ortopédicos visa o bem-estar e a qualidade de vida para pessoas que sofrem de alguma enfermidade ou patologia. Idealizado pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) e vinculado ao CAISPEDE, o espaço possui materiais ortopédicos, usados ou novos, que auxiliam no tratamento ou na mobilidade de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência física.
Olga Frey está com o pai, Valter Rodrigues Frey, debilitado desde novembro do ano passado e solicitou andador e bengala para ele. “Está sendo muito útil aqui em casa, uma mão na roda. O atendimento é top e tudo foi feito de forma ágil para nos auxiliar”.
A coordenadora do CAISPEDE, Rayane Ribeiro, ressalta que o banco “oferece diversos equipamentos ortopédicos para empréstimo para pessoas que sofreram algum tipo de acidente, que estão acamadas, ou ainda, que passaram por alguma outra situação. O público atendido, em sua maioria, são pessoas carentes que não possuem condições de comprar ou para uso a curto prazo. Hoje, atendemos uma grande demanda de empréstimos e estamos buscando sempre aprimorar o nosso espaço”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo fala que os números contabilizados em 2022 “mostram que os esforços empregados por toda equipe da SEDES, do CAISPEDE, para atender essa população que precisa deste material, foi de extrema importância. A gente tem que continuar investindo, pois na hora que a pessoa se acidenta, está passando por um momento difícil em sua vida, ela tem aonde ir, pois as pessoas vão ajudar, acolhendo-a para o que precisa. Estamos muito satisfeitos que esse trabalho tem dado um resultado muito positivo no que diz respeito a cuidar das pessoas dentro de nosso município”.
Protocolo para empréstimos de materiais
Preencher o formulário do CAISPEDE (retirar diretamente na SEDES).
Entregar cópia de documento oficial com fotos do paciente e do responsável.
Entregar cópia do comprovante de endereço do paciente e do responsável (o paciente deve residir em Bento Gonçalves).
O empréstimo é gratuito, devendo ser devolvido em boas condições para que outra pessoa possa utilizá-lo.
CAISPEDE – Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência
Endereço: Rua 10 de Novembro, 190 – Sala 02
Telefone: 3055.7416
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Foto: Arquivo ASCOM
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!