Embora o Brasil seja berço de muitas marcas expressivas dentro da cadeia vitivinícola, o fortalecimento do vinho nacional também tem passado diretamente pelo empenho e pela evolução dos empreendimentos menores. Estimativas do setor apontam que cerca de 90% das vinícolas brasileiras são micro ou pequenas. Esse representativo nicho, que inclui as vinícolas familiares com registro por CPF ou CNPJ, estará contemplado na Wine South America (WSA) – maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina.
A terceira edição do evento acontece de 21 a 23 de setembro, na Fundaparque, em Bento Gonçalves, das 14 às 21 horas, e vai reunir importadores, produtores, empresários e compradores de todo o mundo em três dias dedicados aos negócios do vinho.
De forma inédita nesta edição, através de uma parceria com a Emater/RS-Ascar e Sicredi, dez vinícolas familiares da região, sendo duas de Pinto Bandeira e oito de Bento Gonçalves, estarão entre os expositores. Os empreendimentos terão um espaço patrocinado pelo Sicredi.
Conforme o extensionista da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, o foco é a exposição e divulgação dos produtos. “É uma oportunidade ímpar de levar ao conhecimento do mundo a nossa agricultura familiar e os vinhos que produz e possibilitar que as famílias troquem experiências e conheçam a realidade do mundo vitivinícola. E com isso, no final da feira teremos novas oportunidades e novas ideias para implementarmos nas vinícolas familiares de todo RS”, enfatizou.
Em preparação à feira, os dez empreendimentos familiares participaram de uma oficina de atendimento com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.
Foto: Rejane Paludo
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!