A virada de ano é sempre um momento reflexivo sobre o que queremos mudar na nossa rotina, ou algo que desejamos resolver ou conquistar. Economizar, viajar e ser mais saudável são alguns dos tópicos mais comuns da lista de resoluções de ano novo.
Estabelecer resoluções ao fim de cada ano é praticamente um ritual unânime e milenar. Essa tradição existe há mais de 4 mil anos. Os antigos babilônios faziam promessas aos deuses quando o ano iniciava. Há registros do costume se repetir em Roma, e existem alguns paralelos religiosos no início do Cristianismo e Judaísmo, quando adoradores procuravam melhorar a si mesmos anualmente.
Hoje, podemos dizer que está bem mais fácil de resolver algumas das promessas que fazemos nessa época. A tecnologia, que otimiza nosso dia a dia, também colabora com a lista de ano novo. Aplicativos e startups de diferentes segmentos encurtam caminhos e agilizam soluções.
Garimpamos sete serviços que vão ajudar a ter mais motivos para comemorar ao final de 2022: :
• Organizar as finanças e deixar as contas no azul
Ter uma boa relação com o dinheiro é extremamente necessário para atingir grandes sonhos, como viajar ou comprar um imóvel. Afinal é necessário se planejar e poupar para tirar os planos do papel. Além disso, problemas financeiros podem acarretar em estresse e doenças. Henrique Soares, CEO e cofundador da
Pilla, explica que cuidar das finanças precisa se tornar um hábito parte da rotina. A Pilla é uma fintech que trabalha em conjunto com o time de recursos humanos das empresas para melhorar a vida financeira dos colaboradores. Para atingir esse objetivo a startup analisa a situação financeira de cada colaborador, garantindo que ele receba uma educação financeira personalizada e com a indicação dos produtos mais adequados às suas necessidades.
• Cuidar do sorriso
Além de melhorar o dia das pessoas, o simples ato de sorrir tem efeito positivo na saúde psicológica. O sorriso colabora na liberação da endorfina, hormônio associado ao bem estar que é liberado a partir do movimento dos músculos do rosto. Porém, muitas pessoas se sentem inseguras para revelar seus sorrisos por terem algum tipo de má oclusão dos dentes. Segundo pesquisa realizada com os pacientes da
SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentais invisíveis, 74% relataram melhora na autoconfiança com o uso do alinhador dental que substitui o aparelho fixo para casos simples a moderado. A SouSmile tem como missão entregar saúde e bem-estar por meio de sorriso. Para isso, a empresa oferece atendimento humanizado em clínicas próprias e parceiras em 42 localidades, em 35 cidades diferentes, a um preço acessível.
• Viajar mais
Associar felicidade à viagem é algo comum devido à sensação positiva que essa experiência pode proporcionar. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management (2019). E com a evolução da vacinação pelo mundo, o
Hurb, maior plataforma de viagens online do Brasil, tem criado ofertas e pacotes para destinos nacionais e internacionais com o intuito de proporcionar esses momentos felizes aos brasileiros, “quebrando suas rotinas”. Segundo Ionã Oliveira, Head de Design e Growth do Hurb, “o foco nesse momento é proporcionar a melhor experiência ao usuário, otimizando as viagens por meio da nossa plataforma”. O novo cenário traz mais esperança e aumenta a possibilidade de planejar viagens, devolvendo às pessoas a sensação de felicidade a longo prazo.
• Tirar do papel o sonho de criar conteúdo para internet
Trabalhar como criador de conteúdo não é fácil. Exige tempo de dedicação para buscar inspiração, criar e acompanhar as novidades de cada plataforma. Com a ascensão da Creator Economy e a possibilidade de criar conteúdo relevante sobre diferentes temas, trabalhar como um creator se tornou desejo de muitos. Para auxiliar quem quer começar e até quem já deu início nesta trajetória, Leo Soltz, CEO da
One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators, explica que é necessário encontrar o seu objetivo com o conteúdo que irá produzir, qual nicho quer atingir e de que forma poderá se destacar. “Parece fácil ser um creator. Mas não é bem assim. O sucesso dos creator exige inspiração, mas claro, muita transpiração também. Por isso é necessário ser original, manter constância, ser ágil e apaixonado pelo que faz”, explica. No modelo de negócios da One Big Media, a empresa se torna sócia dos canais de creators. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 100 canais de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no Youtube e Kwai. Um time de especialistas se dedica a impulsioná-los em métricas e metadados e ainda ajudá-los na profissionalização dos conteúdos e co criação, ao mesmo tempo em que oportuniza espaços para campanhas e projetos especiais, sob medida de branded content para marcas nacionais, atingindo assim uma audiência qualificada e de interesse – cobrindo as duas pontas desta jornada
• Expandir capacitação
Conhecimento sempre é um bom investimento e estudar sobre novas áreas ou se especializar podem auxiliar a conseguir destaque na carreira. O mercado de trabalho na área de tecnologia, por exemplo, teve um grande aquecimento nos últimos anos e hoje faltam talentos para preencher as vagas em aberto. De acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. A
CESAR School é uma escola de inovação que oferece cursos livres, além de graduação e pós, e formações em tecnologia e design que abordam além das questões técnicas, as soft skills necessárias para os alunos se destacarem.
• Praticar exercícios físicos e manter uma rotina de bem-estar
Há uma tendência muito positiva no modelo de comportamento das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde, além de encontram-se cada vez mais encorajadas a cuidar proativamente de si mesmas, em todos os âmbitos – físico, mental e emocional. Desde março de 2020, o
Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades de forma individual e tem como missão tornar o bem-estar algo universal, para que todos possam se sentir felizes e saudáveis, contabilizou mais de 5 milhões de utilizações de suas ofertas digitais, reforçando que o futuro do bem-estar é híbrido e as soluções digitais são complementares e não substitutas.
• Começar a investir ou diversificar os investimentos
Quem nunca investiu tem receio em começar, por não saber o melhor caminho e também achar que não tem dinheiro suficiente para isso. Quem já investe, está sempre buscando melhorar a carteira. Para ambos os perfis, a dica primordial é buscar conhecimento. E a melhor forma de fazer isso é através de conversas com quem já investe, e de conteúdos de qualidade que forneçam explicações claras, simples e confiáveis sobre o mercado financeiro. Além disso, diferente do que muitos podem pensar, não é preciso juntar grandes montantes para começar a investir. Ruben Guerrero, CEO e cofundador da
SproutFi, explica que com apenas um dólar é possível investir até em ações na bolsa nos Estados Unidos. Foi justamente para trazer essa democratização do acesso aos investimentos e incentivar a educação financeira na América Latina que Guerrero criou a SproutFi. A plataforma é a primeira rede social de investimentos da América Latina em ações, fundos e ETFs nos EUA. No aplicativo, os usuários compartilham ideias e conteúdos educativos sobre o universo dos investimentos. A rede conta com especialistas e investidores pessoa física de diferentes níveis – de iniciantes a avançados – que, todo dia, postam suas opiniões e dúvidas em relação a diversos temas, como mercado de ações, criptomoedas, renda fixa e vários outros produtos que atendem à diversidade de perfis reunidos na comunidade online. Assim, o conhecimento é compartilhado, e mais pessoas podem descobrir produtos que atendam aos seus objetivos financeiros, aprendendo a alocar os recursos da melhor maneira.
• Ampliar conhecimento
Buscar conhecimento sobre um novo assunto/tema foi uma das principais motivações para procura de cursos online em 2021, segundo pesquisa inédita elaborada pela
Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, em parceria com a Box1824. E, seja para mudar de carreira, aumentar a renda atual ou gerar nova fonte, a Hotmart se destaca por concentrar ferramentas e soluções que ajudam criadores de conteúdo e usuários ir atrás de seus sonhos por meio de conteúdos de diversos temas e formatos (ebooks, workshops, podcasts, webinars e outros), e aprender mais sobre tópicos de interesse ou aumentar conhecimento, seja por música, desenho, culinária, astrologia, cuidados com a saúde, dentre os mais de 490 mil produtos cadastrados, disponíveis na plataforma para mais de 188 países.
Imagem: Divulgação
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!